terça-feira, 7 de julho de 2015

Alice no País das Maravilhas imaginada por Salvador Dalí

   Neste último sábado (04/07), o livro Alice no País das Maravilhas completou 150 anos desde de sua primeira publicação. Como comemoração, mesmo que atrasada, do aniversário de Alice (ou como comemoração do desaniversário de Alice) separei essas pinturas de Salvador Dalí.
  O Artista surrealista ilustrou o livro na edição da New York’s Maecenas Press-Random House, em 1969. As Gravuras representam um momento marcante de cada capítulo. Os traços, as cores, e as próprias características surrealistas do pintor combinam com a “psicodelia” da obra, que já foi tema de outro post do blog: Alice no País das Maravilhas: Uma viagem alucinógena. 
  Nas imagens alguns personagens e cenas são facilmente identificados; em outras Dalí deixa símbolos que depois de uma certa reflexão nos remetem a trechos do livro ou até mesmo a cenas da animação da Disney. As Imagens estão em ordem cronológica. Decidi não escrever a qual capitulo cada imagem pertence para que você se divirta tentando lembrar onde elas aparacem no livro ou em um dos filme e também fique livre para interpretar o significado da pintura, pois é assim que a arte funciona, principalmente o surrealismo. Faça cara de crítico de arte, faça a maior viagem com o significado da obra e te desejo um feliz desaniversário para não perder o costume.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Artista compara ilustrações originais dos vilões de Esquadrão Suicida com as atuais personagens do filme.

   A artista Kate Willaert que já havia feito a comparação entre os uniformes originais e atuais dos personagens do filme Os Vingadores: Era de Ultron (você pode conferir Aqui), dessa vez desenhou como os vilões de Esquadrão Suicida eram em sua primeira aparição no Universo DC. Ela ressalta que estes não são os uniformes que eles permaneceram por mais tempo ou os melhores de cada vilão, mas sim os originais. Inclusive ela coloca a data e HQ onde foram apresentados. Confira:

quarta-feira, 1 de julho de 2015

A evolução das armaduras do Homem de Ferro

  Para os fãs da Marvel é fácil lembrar de algumas das armaduras do Homem de Ferro. O difícil é lembrar de todas as 45 criações que nos foram apresentadas durante os três filmes solo do Homem de Ferro e dos dois filmes dos Vingadores.
   A M&M Tool Parts fez um ótimo trabalho criando um gif que apresenta todos esses trajes, desde a Mark I até a Mark XLV, sem esquecer a Hulkbuster. Confira:

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Homer e Marge desmentem divórcio.

 Algumas semanas atrás o produtor executivo de Os Simpsons, Al Jean, disse à revista Variety que na estreia da próxima temporada, Homer e Marge se divorciariam, pois Homer descobriria que tem um distúrbio do sono e Marge reagiria de forma negativa, sendo mais um fardo para aguentar do marido.
  “No primeiro episódio (da 27ª temporada), vão descobrir que após todos esses anos Homer tem narcolepsia e isso será um peso no casamento. Homer e Marge vão se divorciar e ele vai se apaixonar por uma enfermeira que terá a voz de Lena Dunham. Nós teremos participações de outras atrizes de ‘Girls’. ”-Al Jean para revista Variety.
  A informação parecia verdadeira, já que não seria a primeira vez que Homer tem problemas com o sono. Na décima terceira temporada, episódio 10 (Uma proposta não muito decente), Homer ronca muito enquanto dorme, deixando Marge com sono durante dias. Assim, ela começa dormir na casa de suas irmãs, Patty e Selma. Durante o tempo que fica lá, as irmãs enviam um e-mail para Artie Ziff, o cara que saiu com Marge no seu Baile de formatura, mas foi trocado pelo Homer (2° Temporada, Episódio 12- Nós somos jovens, jovens). O e-mail leva à um encontro e a uma proposta: Artie paga a cirurgia de Homer se Marge topar sair com ele durante um final de semana para mostrar como a vida dela seria diferente se tivesse escolhido casar com Artie e não com Homer. 
  Também não seria a primeira vez que eles se separariam. Na oitava temporada, episódio 6 (Milhouse dividido), os pais de Milhouse se divorciam. Com medo de Marge também querer se separar, Homer pede o divórcio e em seguida prepara um novo casamento para Marge. Entretanto no episódio 15 da vigésima temporada (Um casamento dos diabos), o casal descobre que nessa última vez que se casaram, o Reverendo Lovejoy estava com sua licença vencida e que por isso não estavam legalmente casados. Novamente Homer planeja um casamento, mas é sequestrado pelas irmãs de Marge. Ele perde o matrimônio, mas no final Patty e Selma pagam uma nova cerimônia e festa.
   Um último motivo para acreditar na notícia é o fato de que Os Simpsons costumam abordar temas atuais em seus episódios e atualmente há um crescente número de pedidos de divórcio nos Estados Unidos. Não foi divulgado se seria apenas por um episódio, ou se o drama se estenderia pela temporada.
  Contudo, logo após o boato ser divulgado, foi postado no Twitter oficial dos Simpsons uma imagem onde Bart escreve no clássico quadro negro “Homer e Marge não irão se separar”.
   Já na semana passada foi a vez de Homer e Marge divulgarem pelo canal de animação da FOX um vídeo onde eles desmentem o divórcio. Assista:
  Se o vídeo foi criado apenas para gerar mais assunto sobre o tema (que foi noticiado até pela CNN e outras emissoras concorrentes da FOX) ou por um fim no boato, só saberemos na estreia da próxima temporada prevista para final de setembro. A discussão entre os fãs esta grande. E você, acha que a noticia é real ou falsa?

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Pegadinha do “Post it” sinaliza mal exemplo de motorista.

   O canal “BOOM!” fez uma belíssima ação em Maringá (PR). A pegadinha foi feita com um motorista que estacionou indevidamente em uma vaga de deficiente físico. Como ele não tinha nenhuma identificação de deficiente (nem ao menos era um) teve seu carro coberto de Post Its. Veja:
   A lição de moral foi planejada durante 6 meses e o motorista não é nenhum ator. 
  “Não foi armada não. É o seguinte, a nossa intenção, como a gente já tem um canal de pegadinhas no YouTube, hoje com mais de 2 milhões de clicks, nós queríamos usar a nossa influência não só para entreter e criar uma diversão, mas criar uma distração que conscientizasse a pessoa de alguma forma. O motorista não ficou bravo pelo papel, mas sim por ter tanta gente em volta”, afirmou Tiago Fonseca, criador do canal no YouTube, para a CBN de Curitiba.
   Já para o site Bonde, Tiago comentou: "Ficamos monitorando por um bom tempo a frequência que estacionavam naquela vaga. Quando o cara estacionou, tinha alguém seguindo ele, fazendo um passo a passo. O processo de envelopar o carro com post it demorou cerca de 40 minutos, então não podíamos arriscar fazer sem monitorar a pessoa. No final das contas, o guarda chegou na hora que podia chegar, deu tudo certo." 
  O motorista recebeu multa, foi embora envergonhado e com o carro ainda coberto de post it. Espero que a lição tenha válido a pena, e que outras pessoas se não tiverem tomado consciência de quanto é errado estacionar em vaga de deficiente, pelo menos tenha medo de cair em alguma pegadinha semelhante.
 O próprio canal BOOM! Já tinha feito uma pegadinha anterior, onde marcava com tinta que saía com água os carros de outros sem educações em um shopping. Confira:
  Segundo dados do secretário de trânsito de Maringá, Edeval de Oliveira, só neste ano mais de 200 pessoas foram multadas pelo estacionamento irregular. “Tivemos este ano com aquela notificação de ontem, 215 pessoas foram multadas por usar vagas de pessoas com necessidades especiais e 303 notificações foram feitas para pessoas que estavam usando irregularmente vagas para idosos”, afirmou.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Artista compara ilustrações originais dos Vingadores com as atuais personagens do filme.

  O filme “Vingadores: Era de Ultron” está cheio de referências, inclusive uma que mostrei aqui (Ultron: O Pinóquio de Metal. A comparação que a Disney e a Marvel criaram.), entretanto já pensou o quanto seria interessante comparar os figurinos e atores com os desenhos da HQ original? A artista Kate Willaert fez a comparação entre os pôsteres individuais de cada personagem, com as ilustrações de suas primeiras aparições no universo Marvel.
   Sobre o processo, Willaert teve cuidado em cada detalhe para impressionar os fãs e criar imagens fieis a dos quadrinhos. "Eu imprimi as imagens do cartaz na foto em tinta azul, e baseie em cima deles em tinta preta" Explicou. "Eu costumava canetas de pincel para obter esse pesado contraste na espessura da linha. Depois de analisá-los, eu colori-los digitalmente utilizando uma paleta de cores e acrescei uma textura de papel de jornal sutil para fazê-los parecer vintage." 
  Muito massa a iniciativa dela! Espero que tenham gostado. Em breve, assim que a época de trabalhos da faculdade terminar, trarei uma matéria sobre os membros dos Vingadores, desde sua formação original, aos atuais no cinema e nas HQs. Enquanto isso confira o trabalho de Kate:

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Parmalat voltou- e os Mamíferos também."Nova" aposta da marca.

  Quando se fala em propagandas históricas, que superam décadas e permanecem na memória por anos, logo lembramos dentre muitas a “Mamíferos da Parmalat” de 1996. Um Jingle que muita gente sabe a letra de cor e salteado, mais de 17 milhões de pelúcias distribuídas em troca de códigos de barras, e centenas de crianças que guardam fotos vestidas de mamíferos (Sim, eu tenho fotos onde estou vestido de morsa e touro da Parmalat). E o mais importante, virou sinônimo para a marca. Relembre:
   Anos depois tivemos um comercial dos “Mamíferos Crescidos (2007) ” mostrando as crianças do primeiro vídeo crescidas. Veja:
  E é exatamente por isso que a marca vai apostar no sucesso e no carinho do público com uma nova campanha, trazendo os Mamíferos de volta, num golpe de marketing para reerguer a imagem da Parmalat após as diversas crises na mídia, como por exemplo quando em 2007 a ANVISA apreendeu dois lotes de vido a suspeita de adulteração com soda cáustica e peróxido de hidrogênio (H2O2). Todos se lembram do escândalo que confirmou a adulteração em duas cooperativas de Minas Gerais que vendiam leite para a Parmalat e para outras grandes marcas.
  Desta vez sob o controle da francesa Lactilis, os mamíferos revivem através da ideia da também francesa Betc, prometendo um estrondo midiático semelhante ao ocorrido há 19 anos. Na página oficial do Facebook (Mamíferos Parmalat), os fãs nostálgicos já questionam se as pelúcias também retornaram. Ainda não a informação sobre isso, mas não a dúvida, se o sucesso for grande é possível que novas pelúcias estejam a caminho. Além dos bichinhos das primeiras campanhas, a Parmalat traz espécies brasileiras, como o tamanduá-bandeira, a jaguatirica e o lobo-guará. A canção tem um novo ritmo, mas o “tomou? ”do final do comercial permanece. Assista e se sinta nos anos 90:

domingo, 10 de maio de 2015

Steven Spielberg vai adaptar “Admirável Mundo Novo” para Televisão.

   Spielberg, cineasta, diretor, produtor cinematográfico e empresário, será um dos responsáveis em transformar o livro “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley em série de TV, pela SyFy. Segundo o The Hollywood Reporter, Steven conta com mesma equipe com quem trabalhou em Taken, série premiada pelo Emmy e exibida em 2002 pelo Sci Fi Channel.
    Além de Taken (2002) onde conta em 10 episódios a história de 3 famílias que tiveram suas vidas mudadas devido o contato com extraterrestres, Spielberg também foi produtor da série Band of Brothers (2001) com parceria de Tom Hanks pela HBO. Baseada no livro de mesmo nome de Stephen E. Ambrose, é considerada a série mais cara da TV: custou US$ 120 milhões, teve 10 mil figurantes e possui mais de 500 personagens, tudo isso para contar a história da Easy Company, integrante da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos. Também foram usadas 700 armas autênticas, 400 armas de borracha e cerca de 14 mil caixas de munição em cada dia de filmagem, para fidelizar o máximo possível a série com o cenário da segunda guerra mundial. Rendeu 6 Emmys, 1 Globo de Ouro e 1 Writers Guild Award.
    Já o livro “ Admirável Mundo Novo” de 1932 está entre as melhores ficções científicas já escritas, encontra-se como a quinta maior obra em língua inglesa do século XX e já virou filme duas vezes, uma em 1980 e outra em 1998. A fábula acontece em um futuro distópico, onde o livre arbítrio foi abolido. As pessoas são condicionadas psicológica e biologicamente a viverem em harmonia, através de uma falsa felicidade química devido ao consumo de uma droga de nome “soma”; que exclui toda a insegurança dos cidadãos; e a inserção de ideologias durante o sono. A sociedade é organizada em castas e não há religião ou conceito de família. A gravidez é artificial e as crianças têm educação sexual desde cedo, sendo impossível mudar de classe social. 
  “Sua visão provocativa de um futuro tortuoso se mantém poderosa e atemporal como nunca. Prometendo ser um evento televisivo monumental, ‘Admirável Mundo Novo’ se encaixa cirurgicamente na programação inovadora que tem se tornado marca registrada do Syfy”, declarou Dave Howe, presidente do canal.
    A série ainda não tem previsão de estreia ou gravação. Entretanto já cria grandes expectativas por carregar o nome de Spielberg e ser baseada em um livro espetacular. Acredito que será uma série capaz de unir fãs de seriados, cinema e literatura. 
Confira os trailers de Taken e Band of Brothers:

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Penny Dreadful: Isso que nos torna humanos.O investimento em publicidade da série.

 Faltando apenas uma semana para a estreia da segunda temporada de Penny Dreadful resolvi reunir aqui algumas informações sobre essa nova fase da série e destacar o ótimo trabalho que a Show Time está fazendo quanto a divulgação dos novos episódios.
 Primeiramente para quem não conhece, Penny Dreadful é uma série baseada nos folhetins conhecidos como “penny dreadful” (dando assim o nome da série) que contavam histórias de terror durante o século XIX na Inglaterra. Temos como exemplos os personagens icônicos Vitor Frankenstein e sua Criatura, Dorian Gray (O retrato de Dorian Gray), Van Helsing e outros personagens ligados a história do Conde Drácula, além de lobisomens e o histórico serial killer, Jack O Estripador. Todos eles tendo relações com outros personagens nos becos e ruas de Londres Vitoriana.
  Produzida pela Showtime, exibida pela HBO e criada por John Logan (roteirista de vários filmes famosos dentre eles 007-Contra Spectre e 007- Skyfall, e também de um filme baseado nos mesmo folhetins e citado na série: Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet), teve a estreia de sua primeira temporada em 11 de Maio de 2014, composta por 8 episódios, e lança sua Season 2 oficialmente no próximo domingo dia 03 de Maio, com mais 10 episódios. A divulgação da nova temporada iniciou com Trailer, Veja:
Dias depois tivemos os posters oficiais dos personagens:
Vanessa (Eva Green)
Ethan (Josh Hartnett) 
Dorian Gray (Reeve Carney)
Sir Malcolm (Timothy Dalton)
Dr. Frankenstein (Harry Treadaway)
Criatura (Rory Kinnear) 
Sembene (Danny Sapani)
Madame Kali (Helen McCrory) 
Hecate (Sarah Greene) 
 Recentemente foram divulgados vídeos “Body and Soul” onde os personagens principais se apresentam através de giros de 360°, enquanto eles “confessam” os seus defeitos usando uma palavra que os definem e o seu antônimo. Esses teasers são muito bons, e quem acompanhou a primeira temporada percebe que casou muito bem a escolha dos textos com a personalidade de cada um. O que torna mais forte essas pequenas cenas é que todos terminam dizendo: "O mal está dentro de cada um de nós, e é isso que nos torna humanos" reforçando o defeito de cada um e colocando todos os seres humanos no mesmo “cesto”, onde todos temos defeitos que nos igualam e nos tornam humanos.
   Dorian Gray:
   Criatura:
   Vanessa:
   Ethan:
   Sir Malcon:
   Victor Frankenstein não ganhou um vídeo individual, mas aparece nesse coletivo:
  É bom relembrar que no ano de estreia a Showtime recriou a velha Londres através de janelas nas cidade de Nova York e Los Angeles.  As janelas foram cobertas com "live vinyl" (painéis de LED especiais) que através de lasers capturam o movimento das pessoas que passam na frente e transforma-las em sombras que as acompanham e também permitem que os personagens e animais que aparecem na série (morcegos, aranhas e lobos) interajam com as pessoas. Haviam também buracos onde pessoas mais curiosas podiam olhar e ver cenas da série. Essa intervenção aconteceu do dia 05 de Maio até o dia 18 de Maio do ano passado, 24 horas por dia. Vale lembrar que foi colocada uma semana antes da estreia e permaneceu por uma semana depois, o que significa que talvez a Showtime ainda tenha cartas na manga. Confira:
 Aconselho que se você não assistiu a primeira temporada não leia os próximos 3 parágrafo pois há SPOILERS. Vá direto para o vídeo. (Risos)
 Segundo a sinopse oficial e outras matérias divulgadas na mídia, Vanessa (Eva Green) e Ethan (Josh Hartnett) criam um vínculo mais profundo após o final da primeira temporada onde junto com Sir Malcolm (Timothy Dalton), Dr. Frankenstein (Harry Treadaway) e Sembene (Danny Sapani), derrotaram os vampiros e deram liberdade a filha de Malcolm, Mina (Olivia Llewellyn), quando a mataram. Eles que formaram uma espécie de “justiceiros” continuaram banindo as forças do mal que ameaçam destruí-los. 
 Enquanto isso, Dorian Gray (Reeve Carney), a Criatura (Rory Kinnear) e Brona (Billie Piper) travam batalhas consigo próprios. Lembrem que Brona havia sido assassinada pelo Victor para que ele pudesse criar uma mulher que fosse capaz de amar a Criatura, e que antes disso ela era o amor de Ethan.
 Patti LuPone fará uma participação especial como um personagem misterioso de grande importância no passado de Vanessa. Helen McCrory retorna como Evelyn Poole (também conhecida Madame Kali), a sedutora espiritualista que vai representar uma ameaça única para os nossos protagonistas nessa temporada, juntamente com Simon Russell Beale, que está de volta como o excêntrico egiptólogo Ferdinand Lyle. Em resumo, essa temporada existe para que cada personagem enfrente o “seu demônio”. 
  Vamos esperar para ver o que a série nos trará de novidade. Fiquem com esse vídeo de uma abertura que foi descartada, mas mesmo assim é um ótimo vídeo. Eu considero que é melhor até que a abertura oficial.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Ultron: O Pinóquio de Metal. A comparação que a Disney e a Marvel criaram.

  Como hoje acontece a pré estréia de Os Vingadores: A Era de Ultron resolvi escrever sobre uma curiosidade do filme que já foi muito comentada, mas para alguns pode ser novidade: a referência ao filme do Pinóquio de 1940.
   Conforme já havia dito em outro post (Alice no País das Maravilhas: Uma Viagem Alucinógena. ), a Disney, atual dona dos direitos autorais da Marvel, adora presentear os fãs com easter eggs em todos os seus filmes. Desta vez, no primeiro trailer de Os Vingadores: A era de Ultron, foi colocada uma “brincadeira” na trilha sonora. Veja se fosse consegue identificar.
    Temos no início do vídeo as falas de Ultron.
   “I’m going to show you something beautiful. Everyone screaming… for mercy. You want to protect the world, but you don’t want it to change. You’re all puppets… tangled in strings. Strings.” (Eu vou lhe mostrar algo lindo. Todos gritando… Por misericórdia. Vocês querem proteger o mundo, mas não querem mudá-lo. Vocês são todos marionetes… amarrados em cordéis, cordéis)
    Em seguida se inicia uma música.
   “I’ve got no strings/To hold me down/To make me fret/or make me frown/I had strings/But now I’m free/There are no strings on me.” (Não tenho cordéis/ Para me segurar/ Para me aborrecer/ ou preocupar/Eu tive cordéis /Mas agora estou livre/ Não há cordéis em mim).
    Esse trecho é retirado de uma das canções do filme Pinóquio de 1940. Escute:
   Ultron originalmente foi criado pelo Homem-Formiga (click e confira um post sobre ele); mas como essa história se passa antes do filme do Homem-Formiga… em Vingadores ele foi criado por Tony Stark (Homem de Ferro)e sendo um robô ele sente controlado por “cordéis” tal como o Pinóquio. Com o fim de Homem de Ferro 3, ele não tem mais as suas “amarras” e diz para os Vingadores que todos tem cordéis. Quem será que controla os Vingadores? O gosto pelo poder, a política, a ética e a moral, o prazer de ser um herói? Talvez seja uma pergunta que o filme possa responder.
  Agora analisando a metáfora de que Ultron é o Pinóquio de metal, e que o Pinóquio sonha ser um menino de verdade, qual é o sonho de Ultron?
  Fiquem com essa dúvida. Assim que eu assistir o filme faço um post respondendo. Aproveitem e vejam um vídeo onde fãs fizeram o inverso ao trailer. Colocaram o áudio de Os Vingadores: a Era de Ultron nas imagens de Pinóquio. A animação ficou um pouco quanto “pesada”.
Baseado em um texto que vi em Nerd Pai
Saiba mais sobre o filme no site oficial Avengers

Marvel cria mini-outdoors para divulgar o filme do Homem-Formiga.

   A Marvel sempre traz algo de especial quando anuncia seus filmes para os fãs. Dessa vez eles criaram mini-outdoors iluminados com LEDs para a divulgação do filme do Homem-Formiga (Ant-Man), por enquanto eles foram vistos apenas em algumas cidades da Austrália, como Queensland, Melbourne e Brisbane. Confira:
     O estúdio já havia divulgado a sinopse oficial e o primeiro trailer. Veja:
   "A próxima evolução do Universo Cinematográfico da Marvel leva um membro fundador dos Vingadores para as telonas, Homem-Formiga da Marvel Studios. Armado com a espantosa habilidade de encolher no tamanho, mas crescer na força, o desenvolto ladrão Scott Lang deve abraçar o herói que existe dentro de si e ajudar seu mentor, o Dr. Hank Pym, e proteger o segredo por trás de seu espetacular traje de Homem-Formiga de uma nova geração de imponentes ameaças. Contra obstáculos aparentemente intransponíveis, Pym e Lang devem planejar e executar um plano que vai salvar o mundo."
Veja mais informações no Site oficial Ant-Man.

domingo, 19 de abril de 2015

Pitty se pronuncia sobre sua dublagem em Mortal Kombat X.

  Um dos assuntos mais comentados da última semana foi a dublagem da cantora Pitty para a personagem Cassie Cage de Mortal Kombat X, lançado dia 14 de Abril pela Warner Bros. Home Entertainment para as plataformas Microsoft Windows, PlayStation 3 e 4, Xbox 360 e One, Android e IOS.
   As críticas pesadas e até mesmo uma petição para a retirada da dublagem do jogo partem do fato de que a Pitty não se preocupou é dar uma intensão diferenciada para a personagem. Ela que não é dubladora nem profissional nem amadora com experiência foi convidada como marketing para trazer mais visibilidade para o jogo no Brasil, mas foi uma escolha errada. Pausa para um comentário- Mesmo sendo muito fã dela, concordo que a dublagem está MESMO ruim.
   Outro fato que colaborou para o aumento das críticas foi a falta de sincronização de alguns áudios e muitas falas traduzidas erradas, não só de Cassie, mas principalmente dela. Dessa forma a equipe de dublagem tem uma culpa maior que a da Pitty, já que como responsáveis eles deveriam entregar as falas com tradução compatível com a original e orientar as entonações na dublagem e se fosse o caso (na realidade é o caso) de corrigir e regravar as falas antes de ir para o mercado.
   Apesar de tudo o jogo está espetacular como todos os outros. Os fãs têm o total direito de reclamar da dublagem já que é importante que o público receba algo profissional e de boa qualidade, entretanto não será algo que afundará o jogo, e já esta até servindo como piada, principalmente a frase que referência a própria cantora: “Eu acho que vou equalizar sua cara”.
    A cantora se pronunciou para o UOL jogos, e como esperado foi educada. Veja:
   Antes disso o canal “Quatro Coisas” fez uma entrevista muito engraçada com a “Pitty” falando sobre o jogo. Confira;
   E ainda você pode ouvir todas as intros da Cassie no vídeo abaixo e tenha mais informações do jogo no site oficial (link no fim do post).

sexta-feira, 17 de abril de 2015

T-Shirt War: Stop Motion inspira comercial para McDonald's e Coca-Cola.

  Uma dupla de youtubers da Carolina do Norte, Rhett & Link, criaram uma guerra usando apenas camisetas em stop motion. O vídeo demorou 2 dias para ser gravado, foi usada 222 camisetas e teve a direção do cineasta brasileiro e também youtuber, Joe Penna, mais conhecido como MysteryGuitarMan. O vídeo é de 2010, entretanto ainda é um dos mais visitados do canal. Vale a pena assistir:
  O sucesso foi tão grande que no mesmo ano a dupla foi contratada pelo McDonald's para criarem um comercial no mesmo estilo divulgando a marca junto com a Coca-Cola. Confira:
  Esses dois vídeos fizeram a dupla ser chamada para entrevistas na TV e outras propagandas para diversas marca, lançando a dupla no mercado publicitário dos Estados Unidos. Vejam outros trabalhos no canal deles: Rhett & Link

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Não me Abrace, Estou Assustado: A Manipulação da Criatividade Infantil.

   Don't Hug Me, I'm Scared. (Não me Abrace, Estou Assustado), é uma série de vídeos que criticam o modo como coisas e sentimentos são apresentados para as crianças. Eles são criados no formato de programas infantis tradicionais dos Estados Unidos, com fantoches que ensinam as crianças, assim como por exemplo a “Vila Sesamo”. Hoje escolhi falar sobre o primeiro vídeo lançado em 2011, que critica o modo que a mídia ensina o que é criatividade. Tema que encaixa perfeitamente com os programas que ensinam artesanato. Assista.
    Analisando o vídeo temos o caderno de notas representando a mídia. Seu modo de falar é como um “professor”, mas ele na verdade esta ditando não ensinando. O primeiro trecho que podemos observar sua manipulação é quando ele diz:  “Eu uso meu cabelo para me expressar”. Uma das personagens diz que isso parece ser chato. O Bloco repete a frase dando a mínima importância para a opinião do “aluno”. A repetição é uma técnica usada para o condicionamento.
  Em seguida o bloco vai até a janela, onde ele pede para que as personagens identifiquem desenhos nas nuvens. Na primeira vez eles não conseguem, entretanto quando ele coloca a lupa nos olhos, as nuvens vão tomando formas. A lupa é uma alusão ao poder da mídia em dizer o que está na nossa frente, como se víssemos os fatos pelos olhos dela.
   Os personagens parecem ter entendido o que é criatividade. Um deles desenha um palhaço. O bloco diz que ele precisa desacelerar e cobre seu desenho com tinta. Isso mostra que quando alguém começa a desenvolver algo longe dos “conselhos” da mídia está errado e não pode ser mostrado. Na comunicação chamamos esse controle de separar o que é informação importante e o que é desnecessário de agenda setting. O que importante é repetido por todos os veículos de comunicação em massa. O desnecessário muitas vezes não é mostrado ou não é aprofundado e repetido.
  O próximo passo que é ensinado para as crianças é que devem escolher uma cor preferida. Um círculo de cores é mostrado. Cada personagem diz a sua preferida, porém um deles escolhe a cor verde que não está no círculo, resultado? Ele é censurado, limitando o que é criatividade.
  O bloco diz para eles se inspirarem, escutarem o som do seu coração, o som da chuva e a voz na sua cabeça. Essa frase é dita em um tom que lembra os distúrbios psicológicos onde as pessoas obedecem as ordens que ecoam em suas cabeças. Na realidade é a voz da mídia tão repetida que nos parece comum, que já faz parte das nossas escolhas.
   O vídeo toma um ar caótico. A música acelera. A câmera gira mostrando que tudo aquilo é inventado e está acontecendo dentro de um estúdio. Alguns elementos são perturbadores. O principal é um coração humano no meio de um monte de glitter. O coração representa o centro dos sentimentos humanos, para alguns é o principal símbolo de humanidade, e aqui é retratado no meio do gritter, como se a mídia estivesse “enfeitando” e “brincando” com as nossas emoções.
   Reparem que o céu limpo se transforma em uma tempestade, e que dois dos elementos que o bloco pede para escutarmos estão presente: O coração e a chuva. Outro signo no meio deste pandemônio que merece ser interpretado é o bolo de carne. A carne é outro símbolo para o ser humano, o fato dela estar encharcada de sangue deixa mais evidente isso. É como se a mídia feita por homens se alimentasse do próprio homem, o que de fato, metaforicamente é real. 
   Um pedaço de carne “foge” por um buraco de rato. O animal rato é usado para menosprezar o ser humano. “Você é um homem ou um rato?”. A carne escapando pela fresta na parede é o próprio homem transformado em rato.
   Notem que o bloco não está no meio da desordem. A mídia desaparece quando a realidade é mostrada, como se ela fosse intocável pelo caos. Quando retorna, a última frase do bloco é: “Agora tudo está ótimo para nunca ser criativo novamente”. Primeiro temos a ironia de dizer que tudo está ótimo após toda a desordem, por fim a mídia concluí que depois de condicionado não precisamos nunca mais ser criativos.
  Abaixo separei um vídeo do canal "TheFineBros", mostrando a reação de crianças ao verem o “Don't Hug Me, I'm Scared”. É muito divertido ver o comportamento delas durante todo o vídeo e depois as respostas para as perguntas dos entrevistadores e os comentários sobre o que é criatividade. Confira também os links do making off e o canal dos outros vídeos da série.

domingo, 12 de abril de 2015

Dupla de fotógrafos suíços criam maquetes baseadas em fotografias históricas.

   Existem imagens que sobrevivem a história por representarem momentos que marcaram uma época. Ao vermos estas fotos imediatamente ligamos a fatos e sentimentos que o mundo viveu e precisou registrar para gerações futuras. São imagens tão significativas e fortes que estão estampadas para além de livros; talvez até mais na memória da sociedade.
   Os fotógrafos suíços Jojakim Cortis e Adrian Sonderegger resolveram escolher algumas dessas fotografias para recria-las. O projeto iniciou como uma brincadeira quando decidiram fazer uma maquete da famosa foto “O Desastre de Hindenburg, Sam Shere, 1937” e depois fotografa-la. Desde de então a dupla passou mais três anos criando maquetes de mais 13 fotografias.
O Desastre de Hindenburg, Sam Shere, 1937.
   Em uma entrevista à CNN eles disseram que a fotografia mais difícil de ser recriada foi a “Protesto na Praça da Paz Celestial, Stuart Franklin, 1989”, onde uma misteriosa figura solitária obstruí o caminho de tanques militares durante os protestos estudantis na Praça da Paz Celestial.
   "Nós compramos os tanques no eBay da China", explicou Cortis. "Eles eram esses kits modelos que tivemos que colocar juntos."
   "Tivemos que construir em torno de sete ou oito tanques - o primeiro foi divertido, o segundo foi ok, e depois foi apenas trabalho duro", disse ele sobre a cena que levou duas semanas para ser concluída.
Protesto na Praça da Paz Celestial, Stuart Franklin, 1989.
   Entretanto a imagem que mais teve repercussão foi a “Pegada na Lua – Edwin Aldrin, 1969” servindo como mais um argumento para as pessoas que defendem a teoria de que o homem não foi a lua (um bom tema para futuramente expor aqui no blog).
Pegada na Lua – Edwin Aldrin, 1969.
   O duo acabou de fazer uma versão em miniatura do assassinato do presidente americano John Kennedy em Dallas-1963, com foto ainda não divulgada, porém já criticada como outras fotografias (o atentado de 11 de setembro por exemplo). Sobre isso, Cortis declara: "Não é que nós tivemos em nossa mente recriar imagens negativas, mas eu acho apenas que a história parece ter imagens icônicas mais negativas do que positivas” e acrescenta" Mas ainda há esperança, a história ainda está acontecendo, e o projeto ainda não está terminado."
    Separei todas as fotografias divulgadas comparadas com as originais, espero que gostem. No fim da página tem o link do portfólio da dupla e da entrevista para CNN na integra. 
Mont Blanc la Jonction, Louis-Auguste Bisson Auguste-Rosalie Bisson, 1861.
Os Irmãos Wright, John Thomas Daniels, 1903.
Última Foto do Titanic, Francis Brown, 1912.
Cinco Silhuetas de Soldados na Batalha de Broodseinde, Ernest Brooks, 1917.
Mostro do Lago Ness, Robert Kenneth Wilson, 1934.
Cogumelo Atômico em Nagasaki, Charles Levy, 1945.
Sequestro nos Jogos Olímpicos em Munique, Ludwig Wegmann, 1972.
Rhein II, Andreas Gursky, 1999.
Explosão do Concorde, Toshihiko Sato, 2000.
11 de Setembro, Sean Adair, 2001.
Abu Ghraib, Soldado Americano Desconhecido, 2003.
Portfólio da dupla.
Entrevista a CNN.