terça-feira, 7 de julho de 2015

Alice no País das Maravilhas imaginada por Salvador Dalí

   Neste último sábado (04/07), o livro Alice no País das Maravilhas completou 150 anos desde de sua primeira publicação. Como comemoração, mesmo que atrasada, do aniversário de Alice (ou como comemoração do desaniversário de Alice) separei essas pinturas de Salvador Dalí.
  O Artista surrealista ilustrou o livro na edição da New York’s Maecenas Press-Random House, em 1969. As Gravuras representam um momento marcante de cada capítulo. Os traços, as cores, e as próprias características surrealistas do pintor combinam com a “psicodelia” da obra, que já foi tema de outro post do blog: Alice no País das Maravilhas: Uma viagem alucinógena. 
  Nas imagens alguns personagens e cenas são facilmente identificados; em outras Dalí deixa símbolos que depois de uma certa reflexão nos remetem a trechos do livro ou até mesmo a cenas da animação da Disney. As Imagens estão em ordem cronológica. Decidi não escrever a qual capitulo cada imagem pertence para que você se divirta tentando lembrar onde elas aparacem no livro ou em um dos filme e também fique livre para interpretar o significado da pintura, pois é assim que a arte funciona, principalmente o surrealismo. Faça cara de crítico de arte, faça a maior viagem com o significado da obra e te desejo um feliz desaniversário para não perder o costume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário